Blog Devarim Brasil

Equipamento de segurança em construções: sua equipe trabalhando sem preocupações!

Equipamento de segurança em construções é essencial para prevenir que acidentes ocorram em obras. Quer saber o que nossa empresa pode oferecer para sua equipe? Acompanhe o post a seguir!

É preocupante saber que o setor de construção civil é responsável pelo maior índice de acidentes de trabalho, mas eles podem ser evitados ao utilizar equipamento de segurança em construções da forma correta e recomendada.

Assim, se precisar contratar uma empresa para realizar esse tipo de serviço, sempre verifique se a equipe possui um sistema de proteção coletiva contra quedas, uma rede de proteção para prédios em construção, entre outras medidas protetivas. 

Por outro lado, se você é quem comanda uma equipe, é essencial oferecer equipamento de proteção coletiva na construção civil para a segurança de todos os envolvidos.

Nós da Devarim Brasil estamos há 66 anos no ramo protegendo quem você ama, seja com uma tela protetora para cães na sua casa ou um equipamento de segurança em construções civis. 

Continue acompanhando nosso conteúdo para entender mais sobre o assunto. Vamos lá!

  • Quais os riscos da construção civil
  • Equipamento de segurança em construções: quais utilizar? 
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
  • Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)
  • Conheça mais formas de ter segurança
  • Contate agora a Devarim Brasil

Quais os riscos da construção civil

Como mencionado anteriormente, a construção civil é um dos principais causadores de acidades de trabalho aqui no Brasil, pois existem inúmeros tipos de riscos presentes nos canteiros de obras.

Por isso, dizemos que todo cuidado é pouco, já que esses acidentes acabam acontecendo por falta de atenção, treinamentos ou não utilização de equipamentos de proteção individual ou coletiva.

Veja abaixo alguns dos riscos mais comuns enfrentados em obras:

  • Quedas em possíveis desníveis;
  • Descargas e choques elétricos de voltagens muito altas;
  • Manipulação de máquinas e/ou equipamentos sem a devida proteção;
  • Esmagamentos e até mesmo mutilações causados por quedas de materiais;
  • Cortes e perfurações graves;
  • Problemas respiratórios e alergias a curto e longo prazo;
  • Problemas auditivos a curto e longo prazo;
  • Exposição a animais peçonhentos que podem viver no local da obra.

Oferecemos aqui na Devarim Brasil a proteção que você precisa na sua construção, como uma rede de proteção para prédios em construção, por exemplo, e garantimos que sua equipe ficará protegida.

Equipamento de segurança em construções: quais utilizar? 

Sabemos que recentemente houve um “boom” no mercado imobiliário e dos conhecidos projetos da mobilidade urbana nas grandes (e pequenas) cidades. 

Ou seja, é praticamente impossível andar por aí e não encontrar alguma obra com ou sem equipamento de proteção coletiva na construção civil. Estão por todos os lados!

Entretanto, as construtoras que não estão se importando com a segurança dos trabalhadores e não usam um sistema de proteção, são multadas pelos fiscais do trabalho. 

Conheça a seguir alguns tipos de equipamentos de segurança que devem ter em uma obra para que todos trabalhem tranquilos.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs):

Aqui falaremos dos itens que são responsabilidade de cada colaborador da equipe, sendo de uso pessoal. 

Deve ser fornecido pela empresa em quantidade necessária. 

Capacete de segurança

É obrigatório para todos que trabalham ou visitam as obras, ou seja, arquitetos, operários, engenheiros, compradores, enfim, qualquer pessoa. 

O capacete é um ótimo equipamento de segurança em construções, pois protege contra choques e quedas, evitando diversas lesões.

Cinto de segurança

Se tiver algum trabalho para ser realizado em alturas, ele é obrigatório para os trabalhadores.

O uso dele é indicado também se precisar fazer algum serviço que seja superior a 2 metros, como subir em telhados, forros, pinturas, entre outras coisas.

Abafador de ruídos

Em obras há o excesso de ruídos, por utilizarem diversas máquinas e também ter uma grande equipe no local. 

Por isso, é essencial que os trabalhadores utilizem protetores auriculares, pois reduz lesões auditivas em longo prazo.

Máscaras filtradoras

A máscara é muito necessária no kit de equipamento de segurança em construções, já que nas obras sempre há muitos resíduos e poeira, que pode gerar problemas respiratórios.

Óculos e viseiras de proteção

São utilizados pelos trabalhadores e, se necessários, pelos visitantes também. Protegem a visão contra poeira, entre outras coisas.

Luvas de raspa

Aqui indicamos o uso das luvas de raspa, que evitam alguns acidentes e lesões nas mãos. 

Também pode ser necessário o uso da luva de látex, então sempre confira qual é a mais indicada.

Sapatos de segurança

Da mesma forma que os capacetes, os sapatos de proteção devem ser utilizados por todas as pessoas que passarem pela obra, seja visitantes ou trabalhadores, pois protege contra impacto de qualquer coisa que possa acidentalmente cair.

Avental de raspa

O avental de raspa protege contra agentes cortantes, escoriantes e nas operações de solda.

É necessário sua utilização caso haja na obra atividades que envolvam o risco de respingo de materiais em fusão, por exemplo.

Uniforme profissional

O uniforme profissional é algo muito interessante e necessário que deve ser oferecido aos trabalhadores, para que possam realizar o serviço com a segurança completa no corpo.

Isso porque ele protege a pele contra materiais pontiagudos, corrosivos, solda, entre outros. 

Além disso, também pode conter faixas refletivas brilhantes que, ao entrar em contato com uma luz em um ambiente escuro, ela ilumina, mostrando que há um trabalhador naquele local e isso evita vários acidentes.

Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs):

Equipamento de proteção coletiva na construção civil é considerado tão importante quanto o de uso individual, pois assegura as condições gerais de trabalho nos canteiros das obras.

São regulamentados pela Norma Regulamentadora 18 (NR18), reduzindo as chances de lesões no ambiente.

Podemos dizer que os equipamentos mais utilizados em obras são:

Escadas e rampas

Na obra há grande circulação de pessoas e ela deve ser feita de forma segura, mesmo que provisória. 

Portanto, é necessário instalar e manter dispositivos de transposição de nível de forma coerente com o tráfego de trabalhadores e também dos materiais.

Andaimes

Os andaimes devem ter um sistema de proteção coletiva contra quedas. Ou seja, é essencial que eles sejam montados de forma que fiquem estáveis, com travamento e bom deslocamento. 

Além disso, eles precisam ficar sobre superfícies antiderrapantes e com nível constante.

Elevadores

Eles auxiliam no transporte dos trabalhadores e também dos materiais. Deve ser muito bem inspecionado, instalado e sinalizado.

Redes

É extremamente necessário que faça uso de rede de proteção para prédios em construção, pois é um sistema de proteção coletiva contra quedas de pessoas e materiais.

É considerado muito eficiente e existem vários modelos, você só precisa saber qual utilizar.

Conheça mais formas de ter segurança

Além de todos os equipamentos de segurança individual e coletiva que citamos acima, há mais algumas formas de evitar que aconteçam acidentes nas obras, como:

  • Tiras refletivas para iluminar a noite;
  • Corrente de plástico amarela para cercar lugares específicos;
  • Cavaletes pintados de amarelo para serem refletivos a noite;
  • Cones plásticos para diversas sinalizações;
  • Placas sobre tudo que está acontecendo na obra;
  • Sinais de tráfego para o redor de onde a obra está acontecendo.

Bom, ficou impressionado com tantas coisas que devem ser levadas em consideração para manter a segurança de todos que frequentam uma obra, não é mesmo?

Mas fique tranquilo, pois nós da Devarim Brasil estamos aqui para ajudar da forma que você mais precisar. 

Contate agora a Devarim Brasil

Você viu que neste conteúdo abordamos a importância de manter o bom uso de equipamento de segurança em construções civis e como deve ser levado a sério.

Por isso, esteja sempre por dentro de todas as Normas Regulamentadoras de construções e sempre siga os EPIs e os EPCs para que seus trabalhadores tenham muita segurança durante todo o tempo que realizarem a obra. 

Aqui na Devarim Brasil sempre prezamos por ajudar nossos clientes a proteger quem eles tanto amam, seja com uma tela protetora para cães na sua casa ou apartamento, ou até mesmo as redes de segurança em obras e construções. 

Por isso, não perca mais tempo e entre em contato conosco para maiores informações e faça um orçamento!

Preencha o formulário e em breve retornaremos seu contato​

Sair da versão mobile