Tela de proteção para trabalhos em altura é extremamente importante!

Tela de proteção é um item de segurança presente em diferentes contextos e situações da construção civil e outras atividades que possuam trabalho em altura. Quer conhecer mais detalhes? Está no lugar certo!

Por acaso você sabe o que é uma tela de proteção e quais suas funcionalidades?

Conheça a sua importância e as principais características para a utilização em cada ambiente, ou seja, quais modelos de telas de proteção é adequado para cada situação.

Por outro lado, se você está procurando como colocar rede de proteção ou como realizar um orçamento tela de proteção, neste sucinto artigo você encontrará informações sobre tudo isso!

Antes de começarmos, vale lembrar que a tela de proteção pode ser utilizada para diferentes finalidades e que nem sempre estão relacionadas com atividades realizadas em altura.

No entanto, existem redes de proteção antiqueda fabricadas especificamente com essa função e é preciso estar atento às suas descrições técnicas antes de escolher o modelo de tela ideal. 

Pronto para começar? Então, vamos lá!

  • O que é a tela de proteção e para que ela serve?
  • Mas qual a principal funcionalidade da tela de proteção?
  • Conheça os dois principais modelos
  • Como colocar rede de proteção?
  • Veja como é fácil realizar o orçamento rede de proteção
  • Procurando redes de proteção para trabalhos em altura de alta qualidade?

O que é a tela de proteção e para que ela serve?

As redes de proteção são fabricadas em diferentes tamanhos, geralmente feitas sob medidas, em que são utilizados materiais como fio de nylon, um produto extremamente resistente e duradouro. 

Esses modelos de telas de proteção projetados especificamente para o trabalho em altura possuem uma espessura média de 1,5 mm e devem ser utilizadas em pelo menos 1,5 de altura. 

Evidentemente, as versões da tela de proteção vão muito além da descrita acima, uma vez que existem modelos com até 8,0 mm de espessura e capacidade de suportar até 150kg. 

Por isso, a rede de proteção antiqueda deve ser fabricada conforme as diretrizes técnicas definidas pela norma ISSO 1107/1805 e em respeito à Instrução de Trabalho IT 4. 10/2800. 

Não menos importante, todos os modelos de telas de proteção estão submetidos aos critérios da ABNT, que exige a presença de 99,9% de poliamida 6.6. Qualquer rede de proteção fora dessas descrições, são inadequadas. 

Mas qual a principal funcionalidade da tela de proteção?

Embora pareça óbvio, nunca é demais afirmar qual a funcionalidade da tela de proteção utilizada em situações de trabalho em altura, pois ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse material oferece funções diversas. 

Utilizado como um equipamento de proteção coletiva na construção civil, ou seja, evitando acidentes com os operários que trabalham em altura, as redes de proteção antiqueda também protegem contra a queda de objetos. 

Portanto, o uso da tela de proteção é indispensável em obras de pequena, média ou alta complexidade que exponha transeuntes e até mesmo veículos ao risco de queda de objetos e consequentemente de acidentes gravíssimos. 

Importante frisar também que as telas de proteção possuem a finalidade primária de impedir a queda de pessoas e objetos, mas caso não seja possível, a função secundária das redes de proteção é limitar a queda.

Conheça os dois principais modelos

Com certeza você já viu algum dos modelos do equipamento de proteção coletiva na construção civil instalados horizontalmente em edifícios, andaimes e outras estruturas e içadas. 

A tela instalada horizontalmente é a versão capaz de limitar a queda de objetos e seres humanos e geralmente é aplicada em uma altura média suficiente para amortecer a queda sem risco aos operários ou transeuntes. 

O segundo modelo, por sua vez, é aplicado de maneira vertical, cujo objetivo é impedir a queda, criando um obstáculo no exato limite em que ao risco de queda de objetos ou pessoas.

Como colocar rede de proteção?

É muito comum que existam dúvidas sobre como colocar rede de proteção em construções, vão livres e outras estruturas que apresentam um potencial risco de queda.

Por isso, é importante contar com a atuação de profissionais especializados na instalação das redes de proteção antiqueda, isso porque as instruções de aplicação e uso podem variar conforme a situação.

Além da altura mínima para os modelos de rede de proteção horizontal, é preciso estar atento a outros detalhes, como a espessura e a quantidade de pontos de ancoragem necessária para cada caso.

A escolha da malha também é fundamental na hora de instalar a rede de proteção contra queda de objetos e pessoas, especialmente se o local está exposto a altas temperaturas e até mesmo chamas ou fagulhas. 

Todavia, a maioria das redes de proteção são fabricadas para resistir a esse tipo de exposição de temperatura, mais uma avaliação técnica criteriosa é fundamental para definir se uso é seguro. 

Veja como é fácil realizar o orçamento rede de proteção

Para solicitar um orçamento tela de proteção, o primeiro a se fazer é procurar uma empresa especializada que atue preferencialmente ou exclusivamente no desenvolvimento ou instalação das redes de proteção. 

Somente uma equipe altamente qualificada poderá realizar o orçamento em conjunto com uma avaliação técnica minuciosa sobre o modelo mais indicado para o contexto. 

Contudo, o principal objetivo do orçamento tela de proteção é disponibilizar os valores referentes ao material e a mão de obra qualificada para sua instalação, critérios que também dependem das características do local de aplicação.

Isso porque, o orçamento rede de proteção leva em consideração os seguintes critérios para definição do valor:

  • Metragem;
  • Tipo do material utilizado;
  • Quantidade de locais de instalação da tela.

Ao realizar um orçamento nunca se esqueça de avaliar a empresa escolhida para esse tipo de prestação de serviço, pois além dos critérios que já foram apresentados, é primordial estar atento a outros detalhes. 

Portanto, sempre verifique se a rede de proteção que será instalada foi submetida aos mais criteriosos testes de qualidade, uma vez que a vida humana depende da eficiência do material e de toda a sua estrutura. 

A empresa selecionada para a instalação da tela deve disponibilizar um produto de altíssima qualidade e que não apresente falhas ou desgaste mesmo quando exposta às situações adversas climáticas ou mecânicas. 

Procurando redes de proteção para trabalhos em altura de alta qualidade?

Então você precisa conhecer os produtos e serviços oferecidos pela Devarim Brasil

Somos uma empresa com mais de 6 décadas de atuação no mercado e responsável pela segurança de milhares de pessoas até hoje. 

Além disso, temos uma equipe extremamente qualificada e profissional, pronta para ajudá-lo no que precisar.

Portanto, se procura uma telas de qualidade, é aqui na Devarim Brasil!

Para conhecer todos os detalhes e solicitar um orçamento, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe ou preencha o formulário abaixo. 

Preencha o formulário e em breve retornaremos seu contato​

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)